Recorde: mais de 33 milhões de brasileiros recebem até 1 salário mínimo

Foto: divulgação

O Brasil atingiu o recorde de mais de 33 milhões de pessoas recebendo no máximo 1 salário mínimo, segundo um levantamento da LCA Consultores. A renda média do brasileiro registrou uma mínima histórica. Para grande parte dos trabalhadores, a remuneração mensal não chega sequer a R$ 1.212, valor do salário mínimo em 2022.

Os mais atingidos pela baixa renda são geralmente os trabalhadores com baixa escolaridade e que trabalham na informalidade. Segundo o estudo, que tem como base os indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) trimestral do IBGE, o país encerrou 2021 com um total de 33,8 milhões de trabalhadores (36% do total de ocupados) com renda mensal de até 1 salário mínimo.

Trata-se do maior número já registrado na série histórica iniciada em 2012. Em 1 ano, o salto foi de 12,2%, ou 4,4 milhões de pessoas a mais.

Apesar de não permitir identificar quantos trabalhadores recebem menos que o piso mínimo nacional, o levantamento constata que 21,9 milhões tiveram renda entre 1/2 e 1 salário mínimo no trimestre encerrado em dezembro. 9,6 milhões receberam até 1/2 salário mínimo e 2,2 milhões não receberam nada.

Via Diário do Centro do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.