Frentes parlamentares elaboram pauta prioritária para a educação

Foto: Divulgação

As frentes parlamentares ligadas à educação se reuniram nessa terça-feira (29) para elaborar uma pauta de reivindicações que será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O orçamento para o setor em 2021 é uma das preocupações principais dos deputados.

Os parlamentares discutiram também a necessidade de regulamentação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), quando a proposta for definitivamente aprovada e promulgada pelo Congresso, e a definição de um piso nacional de educação.

“Nós entendemos que, agora na pandemia, o que já estava ruim ficou péssimo. Como não existe uma coordenação nacional, estamos com problemas desde a educação infantil, muitas escolinhas estão fechando, até o pós-doutorado. No Brasil, graduamos 22 mil doutores por ano que depois vão dirigir Uber porque não tem aproveitamento dessa força de trabalho qualificadíssima”, alertou a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais.

“Nós estamos tentando, numa reunião com o presidente Rodrigo Maia, criar uma comissão especial para emergências na educação. Temos que resolver esse grande problema de como retornar as aulas que atinge, entre alunos e professores, quase 70 milhões de pessoas”, destacou a parlamentar.

Os deputados também vão pedir a Rodrigo Maia que paute o projeto de lei complementar (PLP 25/19) que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). O critério de investimento em pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a redução do orçamento das universidades e institutos federais também foram debatidos na reunião.

Além das Frentes Parlamentares, participaram do encontro, entidades ligadas à educação, como o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruen), União Nacional dos Estudantes (Une), entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.