Deputado Afonso Florence debate disputa de projetos na primeira edição do programa Jogo Político

© Divulgação/Agência Câmara

O deputado federal Afonso Florence realizou nesta segunda-feira (31) a primeira edição do programa Jogo Político no Canal Resistência e em suas redes sociais. Com a participação do cientista político Claudio André, a live abordou a disputa de projetos políticos no Brasil, destacando para o golpe que afastou a presidente Dilma Rousseff do poder a exatos quatro anos, no dia 31 de agosto de 2016.

O parlamentar fez uma apresentação dos principais pontos da história política nacional, ressaltando a importância da luta da classe trabalhadora na construção de um projeto participativo e democrático como um contra ponto à velha política nacional estruturada em uma sociedade monárquica, escravagista e patriarcal.

No debate, como o impeachment da presidenta Dilma representou a retirada do projeto social democrático da esquerda e contribuiu para o surgimento de um governo de extrema direita liberal, eleito por uma parcela da sociedade conservadora que não respeita o Estado Democrático de Direito. “As forças políticas contrárias construíram um golpe por dentro das instituições e preparou terreno para o surgimento do Bolsonarismo, que busca enfraquecer a democracia brasileira desconsiderando totalmente os direitos adquiridos na Constituição Federal de 1988”, afirmou Afonso.

Para o cientista político, Claudio André, a democracia é uma conquista da luta dos trabalhadores. “O Brasil começou a estruturar essa ideia de um projeto mais participativo a partir da década de 60, mas foi o Partido dos Trabalhadores que assumiu a agenda democrática. Se não fosse a esquerda, não sabemos como o país teria defendido a pauta da igualdade de direitos e o fortalecimento do Estado”, destacou.

Afonso encerrou o debate destacando a importância dos movimentos sociais no enfrentamento ao atual governo. “Assim como foi antes, é a luta das classes sociais que fará frente ao Bolsonarismo e mostrará a incompetência e desserviço desse governo se constituindo como base para a retomada do projeto político democrático e social”, finalizou o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *