Pedro Uczai é um dos articuladores da Jornada Catarinense de Agroecologia

Foto: Ascom Pedro Uczai

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está promovendo a Jornada Catarinense de Agroecologia e na última quarta-feira (23) ocorreu uma reunião virtual aonde foi feita a apresentação da proposta. Participaram do encontro representantes de 20 entidades ligadas a pauta da agroecologia, que ressaltaram, a importância de trabalhar este tema nos diferentes espaços a fim de conscientizar os agricultores e os consumidores sobre a necessidade de alternativas de produção de alimentos mais saudáveis combinado com estratégias de preservação ambiental.

O deputado Pedro Uczai acompanhou a reunião e ressaltou a importância das lideranças terem socializado as experiências sobre a produção agroecológica que vivenciam nas entidades que tem atuação. “Todos estão convidados, para em cooperação e não competição, partilhar e participar da Jornada de Agroecologia, como da articulação dessa luta tão importante e necessária. Peço que nesse momento, pós reunião, vocês utilizem as redes sociais como ferramenta para propor ideias que possam ser aderidas na Jornada, pois essa é uma construção coletiva”, salienta Uczai.

A Jornada Catarinense da Agroecologia surgiu do engajamento do mandato do deputado Pedro Uczai em unir esforços, junto à comunidade, para debater e repensar o atual modelo de produção agrícola brasileiro/catarinense, que atualmente, baseia-se em “produtividade, eficiência e lucro”, desconsiderando as questões que envolvem a proteção e preservação do nosso meio ambiente, bem como o trabalho do agricultor, agricultora e a saúde das pessoas. Neste ano, Pedro Uczai aportou uma emenda parlamentar no valor R$ 200 mil para a UFSC realizar atividades que estimulem a produção agroecológica em Santa Catarina.

O lançamento público da Jornada Catarinense de Agroecologia ocorreu logo após a reunião virtual em forma de live, na FanPage do Facebook e no canal do You Tube do deputado Pedro Uczai, com a participação lideranças das entidades envolvidas na organização do evento. Denominada “Jornada Catarinense de Agroecologia: Políticas, Ações e Movimentos”, será na primeira quinzena de agosto, entre os dias 10 e 14, com duas palestras/oficinas diárias. Durante cinco dias, sempre às 9 horas e às 14 horas, as palestras serão transmitidas em tempo real nas redes sociais. Toda a programação é gratuita e aberta a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *